...

...
...

domingo, 6 de agosto de 2017

Encontro de Catequistas - Formação (Semana Catequética)




"Não existe catequista pronto, terminado. Você será sempre discípulo, necessitado de saber mais, de experienciar mais o Cristo, de conhecer melhor o Evangelho. Você, como eu, como todos os cristãos, somos catequizandos do Catequista Jesus e de Sua Igreja. Mas também somos missionários que não podem nem conseguem se calar porque vivemos no Senhor e Ele vive em nós. Ele marca de tal forma a nossa vida que a nossa boca, o nosso coração, todo o nosso ser, fala Dele, mostra-O como o Caminho, a Verdade e a Vida. O discípulo que têm consciência de ser missionário jamais se cansa de aprender e de anunciar."  (Padre Cristovam Iubel) 

A formação dos catequistas é atualmente uma das tarefas mais urgentes de nossas comunidades, pois "o catequista é de certo modo, o intérprete da Igreja juntos aos catequizandos" (DCG 35). "Qualquer atividade pastoral que não conte para sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas, coloca em risco a sua qualidade." (DGC 234).

"Ninguém nasce catequista. Aqueles que são chamados a esta missão tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão e da preparação adequada. Para colaborar na formação de discípulos de Cristo, o Catequista deve ser, em primeiro lugar, um discípulo amoroso, humilde, alegre e fiel." (Blog Catequisar)

Aqui na nossa Paróquia, nós catequistas, estamos em permanente formação. Como acontece todos os anos, tivemos nesse período de férias, a nossa Semana Catequética. O tema desse ano foi "Os Sacramentos". Foi uma experiência maravilhosa!!! Nessa semana abençoada, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a nossa Igreja, e de nos alegrarmos com a beleza e a importância dos Sacramentos em nossa vida. Conforme observação da nossa colega catequista Joseilma Augusto: "É impossível não se apaixonar pela nossa Igreja Católica Apóstolica Romana, quando se estuda e compreende todas as graças que recebemos através dos Sacramentos."




"A fé foi colocada por Deus no coração do homem. A tarefa do catequista é a de cultivar este Dom, alimentá-lo e ajudá-lo a crescer primeiro em seu coração para que deixe transbordar esta experiência de vida cristã para os irmãos." (Blog Catequisar)




ALGUNS MOMENTOS DOS NOSSOS ENCONTROS

1º dia
 SACRAMENTO DO BATISMO
Dirigente: Irmã Graça 








2º dia
SACRAMENTO DA EUCARISTIA
Dirigente: Irmã Luzia


3º dia:
SACRAMENTO DA CRISMA
Dirigente: Padre Vanildo




4º dia:
SACRAMENTOS DE CURA (PENITÊNCIA, RECONCILIAÇÃO OU CONFISSÃO) E UNÇÃO DOS ENFERMOS
Dirigentes: Diáconos Modesto e Sebastião 











5º dia
SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E 
SACRAMENTO DA ORDEM
Dirigentes: Diácono Manoel e Padre Marcos Bejarano











ENCERRAMENTO












































LEMBRANCINHAS:


(1)



(2)



(2-a)
(2-c)





Nenhum comentário:

Postar um comentário