...

...
...

sábado, 14 de outubro de 2017

A Importância do Batismo


Ambiente: 

➧Toalha branca, crucifixo, Bíblia, vela, veste branca, óleo, água, flores.


Como já estamos fazendo há algumas semanas, no momento da oração inicial, rezamos uma dezena do Santo Terço, pedindo a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida, para as crianças e a nossa Pátria. Uma rosa era passada de mão em mão, a cada Ave-Maria rezada. 

Depois da oração inicial, passamos para o nosso tema de hoje - o Batismo, primeiro sacramento de iniciação cristã. Vimos a importância desse sacramento como seguimento a Jesus, como é realizado, significado dos símbolos e o nosso compromisso de batizado, de cristão. 

(Roteiro do encontro na página Banhados em Cristo Somos Uma Nova Criatura).

Continuando, convidei a turma para recordar o dia de seu batismo, lembrando que entre nós há uma coleguinha que ainda não foi batizada e que vai daqui a algum tempo celebrar o batismo, mas que deve ir se comprometendo com Jesus. Dirigindo-me aos já batizados, disse: "Quando vocês eram ainda pequenos, seus pais e padrinhos apresentaram vocês à Igreja e vocês já foram batizados. Aquele dia do batizado - a celebração, a festa - significou muito para a Igreja e para toda a família de vocês. Vocês estavam começando a vida. Os pais, cheios de amor e cuidados, queriam que vocês já começassem a vida na presença de Jesus ressuscitado, no seguimento dele. Assim, por meio do Batismo, vocês começaram a vida marcados com o sinal da fé, na companhia amorosa daquele que nunca nos abandona."

Reconhecendo a importância do Batismo que um dia recebemos, vamos renová-lo neste encontro e aquele que ainda não foi batizado e vai daqui a algum tempo celebrar o Batismo, deve desde já ir se comprometendo com Jesus, manifestando o seu desejo de continuar na catequese, em busca da vida nova que um dia vai abraçar de vez quando for batizada.

Começando pela criança não batizada, convidei os catequizandos a se aproximarem para a aspersão, perguntando a cada um: "Você quer ser um seguidor de Jesus?" Depois da resposta, a criança foi aspergida com a água.

No final, rezamos o Pai-Nosso e a oração do Santo Anjo.



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO























































Nenhum comentário:

Postar um comentário