...

...
...

domingo, 29 de outubro de 2017

Encontro - Encerramento do Mês Missionário



E hoje o nosso encontro foi na praça... 

Iniciamos o nosso encontro ouvindo a música "Missão em Meu Coração", da Tia Josi. Terminada a música, pedi que observassem o ambiente que preparamos... Provoquei para que falassem sobre o que viam. Depois de ouvir o que falaram, apresentei o tema da Campanha Missionária desse ano: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída". Este tema foi escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017. Tudo em sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco quando afirma: "A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus (EG 1). Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso o lema: "Juntos na missão permanente." 

Destaquei Pedro como um missionário da Bíblia. Resumi a história de Pedro (era pescador, discípulo de Jesus, negou a Cristo, arrependeu-se, tornou-se um discípulo destemido; com uma única mensagem Pedro levou 3000 pessoas a aceitarem a Jesus; fez diversas viagens missionárias para falar de Cristo a outras pessoas). Pedro tornou-se missionário porque amava o Senhor e queria que todo mundo ouvisse sobre o amor de Deus. Lembramos também da história de São Francisco de Assis, outro santo que é um grande exemplo de discípulo e missionário, assunto do nosso último encontro.

Mostrei às crianças os chinelinhos, dizendo-lhes que eles representam cada um de nós, discípulos missionários de Jesus (no último encontro, falamos sobre o que é ser missionário).

Convidei-as a refletir sobre as nossas atitudes... Estamos sendo discípulos e missionários de Jesus? Estou amando a Deus em primeiro lugar e falando Dele com amor para todos, ou tenho vergonha de demonstrar meu amor a Deus? Estou amando meus irmãos como Jesus me amou? Quem são meus irmãos?

Em seguida, identificamos os cinco continentes e falamos um pouco sobre cada um. Mostrei aos catequizandos o terço missionário e expliquei como deve ser rezado...


Hora de celebrar: 

  • Olhando para a realidade do Brasil, diante de tanta injustiça social, violência, desemprego, doenças, tragédias, catástrofes naturais, e uma lista sem fim de problemas e dificuldades, podemos ver uma multidão de irmãos que gritam por mais justiça, pedimos ao Senhor piedade, piedade de nós! 
  • Em nossa Comunidade, encontramos feições sofridas de pais, de mães, jovens e crianças... O amor de Deus por eles é infinito e por todos eles, Jesus deu a vida. Como seguidores de Cristo, queremos ser sinais visíveis deste amor de Deus entre eles. Nós te pedimos Senhor: Piedade, piedade de nós!
  • Em seguida, convidei os catequizados a rezar por cada continente, desejando a paz:

  1. Paz a você ÁFRICA! 
  2. Terra de um povo alegre. A tua cultura possa ser instrumento de evangelização.
  3. Paz a você AMÉRICA! Terra de entusiasmo! Que teus ideais de fraternidade construam uma Igreja Missionária!
  4. Paz a você EUROPA! Terra de antiga tradição cristã. Não canse de viver e defender os valores dos antepassados.
  5. Paz a você OCEANIA! Terra de muitas ilhas, povos e belezas. A tua Igreja, fundada por leigos, seja exemplo para o mundo.
  6. Paz a você ÁSIA! Terra de grande valores espirituais. Seja apóstolo destes mesmos valores.
Terminada a oração, motivei as crianças a escrever um desejo na florzinha de papel que entreguei para cada uma e colocassem o pedido na bacia de água que se encontrava aos pés de Nossa Senhora. Disse-lhes que se a florzinha abrisse, o pedido havia sido atendido. rsrs TODAS ABRIRAM! rsrs 

No final, lanchinho partilhado!

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário