...

...
...

sábado, 14 de outubro de 2017

São Francisco de Assis, exemplo de verdadeiro discípulo e missionário de Cristo!


Iniciamos o nosso encontro lembrando que estamos no Mês das Missões. A Campanha Missionária é realizada todos os anos, no mês de outubro, quando a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos.

Refletimos sobre o que é ser missionário, que ao contrário do que muitos podem pensam, não é somente aquele que sai de sua terra para evangelizar em outros continentes. Ser missionário é um compromisso que vai muito além desse conceito. Ser missionário é, antes de tudo, uma decisão pelo anúncio da Boa Nova, assumindo com fidelidade o envio de Jesus: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura."

Ser missionário é a essência do ser cristão. Assim como o Pai enviou Jesus, Ele também nos envia (Jo 20,21). Anunciar a Boa Nova a toda criatura é um compromisso de toda comunidade cristã e exige de nós abertura constante aos anseios do povo em nossa época. Assim como Jesus, devemos conhecer os desafios do nosso tempo e transmitir com entusiasmo e convicção, a mensagem de Boa Nova que nos foi confiada.

Somos, portanto, continuadores da missão de Jesus no mundo. E como estamos assumindo esta missão? Pedi que pensassem sobre isso durante essa semana, porque no próximos encontro iremos  aprofundar sobre o tema.

A seguir, contei para as crianças a história de um grande missionário, exemplo de serviço, amor e humildade: SÃO FRANCISCO DE ASSIS, cuja festa foi celebrada por nossa Igreja no dia 4 deste mês. 

São Francisco é exemplo de amor incondicional ao próximo. Uma vez, ao se deparar com um leproso, venceu sua repulsa natural por meio do Espírito Santo e beijou-lhe. Desde esse dia, passou a servir e dedicar-se aos doentes nos hospitais, voltou seu olhar aos pobres com suas roupas e dinheiro.

Francisco louvava a Deus unindo-se aos animais, conversava com eles, respeitava-os. Amava também o fogo, a água, o vento, o ar e a todos chamava de "irmãos".

Acharam muito interessante quando falei que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, e o objetivo era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

Finalizando o encontro, lemos o Cântico das Criaturas, que foi composto por Frei Francisco, para louvar o Senhor, pouco antes de morrer.

E como todo dia é dia das crianças, mimos para todos os meus catequizandos!

Foi maravilhoso o nosso encontro!

Obrigada, Senhor!




ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO...























































Nenhum comentário:

Postar um comentário