...

...
...

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Sobre o Carnaval e o Significado da Quarta-Feira de Cinzas

CATEQUISTA PENSANDO (E PLANEJANDO): 
O Carnaval termina na Quarta-Feira de Cinzas. Com a Quarta-Feira de Cinzas, começa oficialmente o tempo da Quaresma. Neste tempo que começa na Igreja, que vai da Quarta-Feira de Cinzas até Quinta-Feira Santa pela manhã, "somos chamados a viver em Cristo preparando-nos para a celebração da festa mais importante do ano, a Páscoa: a morte e ressurreição de Jesus e a nossa."
Fazendo aqui o planejamento para esse período, vi que é hora do "PAROU!!!" Sim, temos que parar tudo para vivenciar com os pequeninos esse tempo muito importante para todos nós cristãos católicos.
No nosso próximo encontro com os catequizandos (amanhã), precisamos falar sobre a Quarta-Feira de Cinzas! Não teremos outra oportunidade, porque na próxima semana será o Carnaval e depois só nos encontraremos no sábado, após a Quarta-Feira de Cinzas.
Mudança de planos, então! Hora de organizar essa caminhada e preparar o nosso coração! Lembrando que na Quarta-Feira de Cinzas será anunciada a Campanha da Fraternidade 2018, e que precisamos buscar subsídios para trabalhar a Campanha com os nossos catequizandos.
Muito trabalho pela frente! Vamos vivenciar e ajudar as crianças a experienciar melhor este tempo de Quaresma / Páscoa 2018!
Fontes consultadas:
  • Bíblia Sagrada
  • Jesus, nosso Salvador (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
  • Catequese na Net
  • Blog Canção Nova/Amigos do Céu
FOI ASSIM O NOSSO ENCONTRO:

Retornamos hoje à Catequese...

No início do nosso encontro, quis saber das crianças como passaram as suas férias. Depois, de mãos dadas, motivando a oração, disse-lhes: "Este é o nosso primeiro encontro neste ano. É uma alegria muito grande para nós começar nossa catequese assim unidos e permanecer unidos o ano todo. Vamos, então, rezar, pedindo a Deus que venha nos abençoar”.

Convidei-os a repetir juntos: "Ó Deus de amor, nós estamos reunidos para começar mais um ano de catequese. Durante este ano, nós vamos aprender muitas coisas boas para a nossa vida. Por isso, nós pedimos que o Senhor venha nos abençoar, para que tudo corra bem em nossa catequese. E nós prometemos também fazer um grande esforço para aprender tudo o que o Senhor deseja nos ensinar durante este ano. Amém!"

Terminada a oração, perguntei às crianças se gostavam de Carnaval. A maioria disse sim. Então disse-lhes que no próximo sábado teríamos o Carnaval com Cristo no Colégio Paroquial, para todas as crianças e adolescentes da Catequese.

Em seguida passei a falar-lhes sobre o Carnaval...

O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. Costumamos ouvir que o Brasil é o país do Carnaval. "Não podemos, como cristãos, aceitar a ideia de que somos o país do Carnaval. Somos muito mais que uma festa. Somos um povo em cujo coração Jesus tem encontrado lugar, originando uma Igreja forte. Somos mais, muito mais que o país do Carnaval!

Agora se tem uma coisa que podemos afirmar com certeza, é que SER CRISTÃO É SER FELIZ!!! E vamos carnaval sim! Como em tudo na vida, com muita moderação e consciência; lembrando que Carnaval não significa poder fazer coisas que não fazemos em outros dias!"

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém." (1Cor 6)

O Carnaval começa no sábado e termina na Quarta-Feira de Cinzas.

Perguntei se já ouviram falar sobre a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Quem já participou? O que são as cinzas? Por que são colocadas na cabeça (ou na testa) neste dia? O que o sacerdote ou o ministro fala quando as cinzas são colocadas?

A partir de suas respostas, comentei que esta celebração marca o início de um tempo chamado Quaresma, e que é um tempo onde somos convidados a estar num maior clima de oração, de conversão, de fazer algumas renúncias, de ajudar a quem precisa...

Por que existe a Quarta-Feira de Cinzas?

"Cinzas" porque nesse dia o sacerdote nos unge a testa com elas, para marcar o início da Quaresma e recordar que somos "só o pó": pequenos, pecadores... mesmo assim, na grandeza, Deus nos ama e perdoa.

De onde veio a origem das cinzas?

Esse costume veio do povo judeu, lá do Antigo Testamento (procura no livro da Sabedoria 15,10; ou no profeta Ezequiel 28,18; e ainda no Livro do profeta Malaquias 3,21). Era costume cobrir-se de cinzas como sinal público de arrependimento pelas faltas. Uma humilhação, na esperança do perdão misericordioso de Deus.

As palavras que o sacerdote fala, quando nos unge, são: "Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar." (Gênesis 3,19) ou "Convertei-vos e crede no Evangelho" (Marcos 1,15)

De onde vêm essas cinzas que são usadas?

Essas cinzas são dos ramos secos usados no Domingo de Ramos do ano que passou, que foram guardadas e depois queimados.

(Levei uma folha seca de palmeira e cinzas que preparei com ramos secos que tinha guardado, para mostrar às crianças).

Encerrando, lembrei-lhes que na missa de Quarta-Feira de Cinzas é anunciada a Campanha da Fraternidade. Pedi que pesquisassem em casa qual é o tema e o lema da Campanha da Fraternidade desse ano.

Finalizando, motivei a turma a rezar pedindo a Deus um coração generoso, capaz de acolher Jesus... Um coração cheio de amor para acolher a salvação trazida por Jesus. Pedi que fechassem os olhinhos e fizessem uma oração silenciosa, renunciando a tudo que nos afasta de Deus.

"Para acolher Jesus, precisamos deixar para trás tudo o que ocupa seu lugar em nosso coração, tudo o que nos desvia do caminho de Deus. Cada um, pensando em sua vida, pode fazer uma oração, prometendo deixar para trás tudo aquilo que em sua vida tem sido ocasião de afastamento de Deus."

Convidei-os à fazer uma oração espontânea, com a resposta dos demais catequizandos: "Venha nos ajudar, Senhor Jesus!"

Iniciei, rezando:
- Ajude-me, Senhor, a deixar de lado todo comodismo.
- Ajude-me, Jesus, a abandonar todo desânimo. Etc.

Encerrando, lembrei as crianças do Carnaval na Catequese, da Missa dominical e da Missa de Quarta-Feira de Cinzas.

- Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!

R. Graças a Deus!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário