...

...
...

sábado, 10 de março de 2018

Quem foi Abraão?


"Sai da tua terra, da casa de teu pai, e vai para o lugar que te mostrarei. Farei de ti uma grande nação." (Gn 12, 1-2)
Na oração inicial, entregamos a Deus tudo o que somos e tudo o que temos, e pedimos ao Senhor que conduza a nossa vida sempre no caminho do bem. Ainda em oração, lemos o Salmo 1 (as crianças leram juntas cada versículo, alternando-se meninos e meninas, ou seja, os meninos liam um versículo e as meninas outro, assim sucessivamente até o último versículo).
Já entendemos o que é uma aliança com Deus. Vimos que Deus sempre quis fazer uma aliança com o seu povo. Vemos na Bíblia que Deus fez vários tipos de aliança e mostrou sua fidelidade em cumprir todas. E o seu povo, também sempre foi fiel à aliança que fez com Deus?
Quando criou o mundo, Deus fez uma aliança, estabelecendo as leis naturais que regem a criação. Ele também colocou o homem como governador de todos os seres vivos e abençoou a terra (Gn 1,27-28). Deus deu bênçãos especiais ao homem, mas também avisou sobre o castigo da desobediência.
No encontro passado, vimos que depois do dilúvio, que aconteceu por causa da desobediência da humanidade, Deus estabeleceu uma aliança com Noé, seus descendentes e todos os seres vivos. Ele prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio (Gn 9,8-11).
Deus nos criou para vivermos felizes e unidos a Ele. Nosso Deus vive entre nós, mas nem sempre o homem caminha com Deus; às vezes prefere agir sozinho. A Bíblia nos conta a história do encontro e dos desencontros do homem com Deus.
Apesar da teimosia do homem, Deus nunca desistiu de nós. Após o pecado de Adão e Eva, Deus não abandonou a humanidade, mas prometeu um Salvador. Este Salvador nasceu de um povo especial, formado por Deus. Nessa etapa, vamos conhecer um pouco mais da história desse povo que viveu antes de Cristo. Essa história começa com Abraão.
A Bíblia nos conta que Deus fez uma aliança com Abraão. Abraão era um homem bom, íntegro, sonhador e fiel a Deus. Este homem foi chamado por Deus a sair de sua terra para que seus filhos formassem um povo numeroso. Assim começa a história do povo de Israel: Abraão aceitou o convite, o chamado de Deus, e caminhou com a sua família até a Terra Prometida.
Hoje conhecemos um pouco da história de Abraão, com quem Deus estabeleceu uma aliança eterna, prometendo lhe dar muitos descendentes. Deus também prometeu que os descendentes de Abraão seriam seu povo especial (Gn 17,7-9). Outra parte da aliança de Deus com Abraão foi a promessa que, através de sua descendência, todos os povos da terra seriam abençoados (Gn 12,2-3). Esta parte da aliança está sendo cumprida em Jesus.
Encerrando, fizemos uma celebração da Aliança: Colocamos símbolos em cima de uma Bíblia aberta, prometendo fidelidade a Deus.
Motivei: "Deus prometeu a Abraão uma grande descendência. Ele foi o pai de um povo - O Povo de Israel. Depois de muitos séculos, deste povo nasceu Jesus de Nazaré. Isto nos revela que muitos séculos antes Deus já estava preparando os caminhos para vir morar em nosso meio! Vamos fazer as nossas preces agradecendo e pedindo a Deus para nos ajudar a nos manter fiéis a Ele. (Fizemos várias preces).
Na próxima semana continuaremos falando sobre a história da salvação...
Roteiro na página https://mgathe.blogspot.com.br/2015/08/abraao-o-pai-da-fe.html
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
  





























Nenhum comentário:

Postar um comentário