...

...
...

sábado, 7 de abril de 2018

Os Filhos de Jacó

Nosso encontro de hoje:
Recebi a turma com muito entusiasmo, lembrando com alegria que estamos vivendo o Tempo da Páscoa. Conversamos sobre tudo o que vivemos na semana passada.
Terminada a acolhida, silenciamos para a oração inicial. Juntos, rezamos: "Ó Deus de amor, nós temos um sonho como Abraão. Nós queremos que o mundo seja mais fraterno e todos vivam mais felizes. Por isso, prometemos nos esforçar e nunca desistir de lutar para que isso aconteça. Venha nos abençoar, Senhor, e nos dar sua força. Amém!"
Terminada a oração, recordamos que no encontro, antes da Semana Santa, vimos que Abrão teve um filho com Sara, de nome Isaac; que Isaac casou-se com Rebeca, e com ela teve dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó casou-se com as irmãs Lia e Raquel, e teve doze filhos. Um deles era José.
Hoje vamos conhecer a história de José, e vamos ver como o povo de Deus saiu de sua terra e foi morar no Egito...
José era filho de Jacó com Raquel. Jacó gostava muito de José, pois ele era um rapaz muito dedicado, muito responsável e bondoso. É claro que ele gostava dos outros filhos também. Mas os outros viviam arrumando confusão. Por isso, Jacó confiava mais em José que nos nos outros. Seus irmãos tinham inveja de José e resolveram vendê-lo. José foi levado para o Egito. Lá ele foi parar na prisão do rei. Certo dia, o Faraó teve um sonho e José foi chamado para interpretá-lo. A partir daí José ganhou a confiança do Faraó. José passou a ser administrador do palácio. A família de José estava passando por muitas dificuldades em sua terra. Ao saber disso, José mandou chamar a todos para morar no Egito. A cada dia aumentava o número dos descendentes da família de José. Depois que José morreu e todos os seus irmãos, o povo chamado povo de Israel se tornou numeroso e poderoso. O novo faraó ficou com medo de que eles se tornassem mais numerosos e poderosos que os egípcios, por isso tomou várias medidas para comandá-los: forçou-os a fazer trabalhos duros como escravos, mandou matar todos os meninos que nascessem e depois mandou que os jogassem no rio. Nesse período nasceu Moisés.
Com Moisés iniciamos um novo capítulo de nossa história. Na próxima semana vamos conhecer a história de Moisés e vamos ver como o povo de Deus conseguiu se libertar da escravidão do Egito.
Em seguida, passei a conversar com as crianças sobre o seguinte: Depois de ver o sucesso de José no Egito, como a gente precisa ser para vencer na vida?
José fez sucesso no Egito. E a gente pensava que não fosse fazer, porque, depois de tudo o que aconteceu, ele poderia ter ficado chateado, magoado, triste, revoltado, desesperado, abatido, desanimado... É assim que muitos ficam, quando passam por dificuldades como José passou. Mas José ergueu a cabeça, acreditou em si mesmo e em Deus, lutou, esforçou-se e venceu. É assim que a gente deve fazer, se quiser ter sucesso na vida e vencer como José. Concluí, mostrando que todas essas qualidades fazem que a pessoa tenha um bom coração.
Entreguei a cada criança um coraçãozinho de papel, com a foto de cada uma, para que colasse no coração maior, que representa o coração de Deus. Expliquei que a gente entrega a Deus o nosso coração para que ele seja bom e a gente tenha a bênção de Deus, como José.
Terminada a colagem, convidei a turma para agradecer a Deus porque Ele nos ensina a perdoar, a ser bondosos e simpáticos em nossa casa.
Com a mão no coração, rezamos: "Obrigado, meu Deus, porque o Senhor nos ensina a perdoar sempre. Obrigado, pois o Senhor quer que o nosso coração esteja sempre cheio de paz. Não queremos ficar com raiva de ninguém. Queremos viver em paz com todas as pessoas. Queremos ser bondosos e simpáticos com nossa família. Obrigado, Senhor, por tudo o que aprendemos neste encontro. Amém!"
Nosso encontro foi uma bênção!
Louvado seja Deus!



ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO



Nenhum comentário:

Postar um comentário