...

...
...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Programa de Jesus: Amigo dos Pobres e dos Oprimidos






Objetivo:
  • Conhecer a missão de Jesus.


Ambiente:
  • Bíblia
  • Vela
  • Flores

1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação, cantando músicas sugestivas.
  • Fazer breve recapitulação da etapa anterior e introduzir a próxima: Na etapa anterior, nosso grande objetivo foi compreender o sentido da vinda de Jesus ao mundo: seu nascimento, sua acolhida pelas pessoas, a salvação que ele veio trazer. Vimos que o Menino Jesus, desde pequeno, trouxe muita alegria e paz para quem o acolheu. Agora, vamos iniciar uma nova etapa, com a finalidade de compreender alguns dos mais importantes ensinamentos de Cristo. Acontece que o tempo passou e Jesus foi crescendo, crescendo, até virar um rapaz cheio de fé. Quando ele já era homem feito, resolveu sair pelo mundo pregando a Palavra de Deus, da qual ele era o mensageiro.
  • Convidar a turma para cantar a música 15 do CD do Livro Jesus, nosso Salvador (Pe. Orione Silva), ou outra à escolha, já dispondo o coração para acolher Jesus.
  • Fazer preces espontâneas. Cada um irá dizer a Jesus por que o acolhe em seu coração. Todos responderão: "Nós o acolhemos, Senhor Jesus!" O catequista poderá iniciar, rezando algo como: 
        - Eu o acolho, Jesus, em meu coração, porque preciso do Senhor.
        - Eu o acolho, Jesus, em minha vida, porque o Senhor me dá a paz. Etc.
  • Repetir, de mãos dadas: Nós o acolhemos, Jesus, em nossa vida e queremos conhecê-lo sempre mais. Queremos admirar suas obras e seus ensinamentos. Queremos aprender do Senhor um novo jeito de ser e viver, para que a sua salvação se realize na vida de cada um de nós. Amém!



2. Motivação

  • Perguntar a cada catequizando o que gostaria de ser quando for adulto. Pedir que diga o "porquê" dessa escolha.
  • Conversar com os catequizandos sobre os planos que, às vezes, sua família faz (programas de passeio, de trabalho, de mutirão, etc.)
  • Assim como nós temos os nossos planos, os nossos projetos, os nossos programas de vida, Jesus também tinha o seu. O projeto de Jesus era o mesmo projeto de Deus-Pai. O evangelista Lucas narra uma das primeiras pregações de Jesus. Nessa pregação, Jesus explica como é o Reino novo que ele deseja construir. Vamos ouvir com atenção um bonito trecho da Bíblia para ver se esse Reino de Jesus é importante para o mundo de hoje.

3. Leitura: Lc 4,16-22

Certa vez, Jesus já era homem feito quando se dirigiu à cidade de Nazaré, onde tinha sido criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, seguindo o seu costume, e levantou-se para ler a Palavra. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus escolheu e proclamou a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me escolheu e me enviou para trazer uma boa notícia aos pobres, para curar os que têm o coração ferido, para proclamar o perdão aos presos, e aos cegos a recuperação da vista, para devolver a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor."
Fechando o livro, Jesus sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga ficaram olhando para ele. Jesus, então, lhes disse: "Hoje se cumpriu essa palavra que vocês acabaram de ouvir". Todos ficaram admirados com as suas palavras.

     - Palavra da Salvação.
     - Glória a vós, Senhor.



Partilha:

  • Em que cidade Jesus fez esse discurso? Em que local e em que dia? (Lembrar o costume dos judeus de ler as Sagradas Escrituras nas sinagogas em dia de sábado).
  • O que era sinagoga? Para que servia?
  • Deram a Jesus, para ler, um livro de qual profeta do Antigo Testamento?
  • O que dizia o texto que Jesus leu?
  • O que Jesus afirmou ao povo no fim de sua leitura?


4. Desenvolvendo o Tema

O profeta Isaías viveu muito tempo antes de Jesus. Ele havia dito que o Salvador, quando viesse, seria uma espécie de rei misericordioso que iria socorrer o povo, principalmente as pessoas mais sofridas, devolvendo a todas elas a dignidade, a paz e a alegria.

Jesus começou sua missão dizendo que veio cumprir o que o profeta havia anunciado. Jesus se apresenta como aquele que veio trazer vida nova para todas as pessoas sofridas.


Naquele tempo, havia reis maus, injustos e dominadores que oprimiam o povo, explorando e praticando todo tipo de injustiças. E não eram só os reis que agiam assim. Havia, em toda a sociedade, muitos preconceitos. Os pobres, os doentes - cegos, leprosos, aleijados - viviam abandonados. Não tinham vez.


Jesus chega propondo solidariedade e justiça e convocando o povo pra construir um novo Reino. Nesse Reino, o próprio Deus será o rei justo e bom, guiando a vida do povo. A partir daí, a vida começa a mudar: os oprimidos ficam livres, os doentes são olhados com carinho, os pobres são acolhidos e valorizados, os que estão sofrendo, com o coração ferido e magoado, são consolados. Assim é o Reino de Jesus.


O "ano da graça", que Jesus afirma que vai trazer, significa um tempo de união, paz e justiça para todos. Naquela época, de vez em quando, se celebrava o "ano da graça". Naquele ano, as dívidas eram perdoadas, as mágoas esquecidas, as pessoas se reconciliavam e se uniam superando obstáculos, diferenças e preconceitos. Era isso o que Jesus queria.




Jesus curando

Conversando com a turma:
  • Vamos comparar o tempo de Jesus com o mundo de hoje: As ideias de Jesus anunciadas nesse texto seriam importantes para os dias de hoje? Por quê?
  • Como é a sociedade hoje? Há preconceitos e divisões? Quais? Há pessoas isoladas e abandonadas? Quais?
  • Jesus, em sua pregação, falou dos problemas da época: pobres, abandonados, pessoas de coração ferido - ou seja, magoadas, entristecidas - presos, oprimidos, doentes. Se Jesus fosse hoje fazer sua pregação, de quais problemas você acha que ele falaria? De que pessoas ele se lembraria?
  • O que você acha que mudaria no mundo se todas as pessoas aceitassem o Reino de Deus, ou seja, se aceitassem Jesus como verdadeiro rei, aquele que orienta a vida de todos?
  • Encerrar a conversa, concluindo: A missão de Jesus era justamente esta: fazer o Reino de Deus acontecer, trazer ao mundo uma proposta de vida nova, baseada na igualdade, na justiça, na solidariedade, no amor e no respeito entre as pessoas. Essas coisas todas acontecem, quando nós deixamos Jesus reinar em nossa vida, aceitando sua proposta. Um mundo cujo rei é Deus, sem dúvida, um mundo melhor. Em toda a sua vida, essa foi a grande verdade que Jesus nos ensinou.

5. Atividades

- Convidar a turma para fazer  uma  dramatização  do  Evangelho,  retratando  nossa vida hoje e a necessidade de um novo Reino.

- Escolher sete pessoas para representar os papéis:
  • Jesus: vestido com túnica ou manto, trazendo uma Bíblia na mão e uma sacola, onde deverá haver uma camisa e um pão.
  • Pobre: com camisa velha e rasgada e panela vazia na mão.
  • Triste: pessoa vestida de luto, com semblante triste. A roupa poderá ser uma capa preta. Por baixo, deverá haver uma roupa alegre.
  • Cego: pessoa com os olhos vendados.
  • Preso: pessoa com as mãos amarradas por correntes.
  • Doente: pessoa com a perna enfaixada, manchas vermelhas pelo corpo, com curativos no rosto etc.
  • Fraco: pessoa representando um alcoólatra - tonto, com uma garrafa de bebida e um cigarro apagado.

- O catequista sairá com as sete pessoas para prepará-las para a encenação. Enquanto isso,
  as demais crianças ficarão ensaiando a música nº 9 do CD do Livro Jesus, nosso salvador, 
  do Pe. Orione Silva.

- Ensaiada a música, começar a encenação.

  • As pessoas que irão representar ficarão em ordem, sem ser vistas, à porta do local do encontro. A turma começará a cantar. Durante o refrão, entrará Jesus, com a Bíblia e a sacola e se colocará diante da turma.
  • Na primeira estrofe, entra o pobre, com a camisa rasgada e a panela vazia. Estende a mão para Jesus. Jesus lhe mostra um trechinho da Bíblia. Ele fica feliz. Jesus abre a sacola e lhe dá a camisa nova, ajudando-o a vestir-se. Em seguida, dá-lhe o pão. Ele põe o pão na panela e fica num canto feliz.
  • Na segunda estrofe, entra o triste, todo de luto e chorando. Jesus lhe  mostra um trecho da Bíblia. Ele sorri. Jesus ajuda-o a tirar a roupa de luto (deverá, é claro, estar com outra roupa por baixo). O luto poderá ser representado por uma capa preta, fácil de tirar. O triste fica alegre e vai colocar-se ao lado do pobre. Jesus permanece lá.
  • Na terceira estrofe, entra o cego, com os olhos vendados. Jesus tenta mostrar-lhe a Palavra, mas ele não vê. Jesus fala no seu ouvido. Ele sorri. Jesus tira a venda dos seus olhos e ele,feliz, se junta aos demais.
  • Na quarta estrofe,entra o preso. Jesus mostra a Bíblia e solta as correntes. Ele fica feliz e comemora. E vai juntar-se aos outros.
  • Na quinta estrofe, entra o doente, com a perna enfaixada, à mostra, o rosto cheio de curativos. Jesus mostra a Bíblia, tira as faixas e os curativos. Ele fica feliz e se junta aos demais.
  • Na sexta estrofe, entra o fraco, tonto, sujo, com garrafa de bebida na mão e um rolinho de papel imitando cigarro. Jesus mostra a Palavra. Ele compreende e, sorrindo, entrega a Jesus o cigarro e a bebida e vai se colocar junto aos demais. E Jesus fica no meio deles, mostrando-lhes a Bíblia aberta.
  • Terminada a encenação, todos aplaudem.





Conclusão:

Essa dramatização nos mostra algumas dificuldades que envolvem as pessoas ainda hoje. Por causa dessas coisas, muitas pessoas se sentem abandonadas, perdidas e feridas em sua dignidade. Por isso, o Reino de Jesus continua sendo uma necessidade. Quando a gente acolhe Jesus e o deixa orientar nossa vida, ele nos conscientiza de nossas fraquezas e nos dá uma força especial que nos liberta de tudo quanto nos oprime. Muitas pessoas vivem presas a situações das quais só Jesus pode, de fato, libertar. E Jesus liberta de dois modos: 1º) Fortalecendo o coração daquele que está sofrendo e devolvendo a dignidade, a esperança, a alegria de viver e o desejo de se renovar; 2º) Unindo as pessoas para que umas ajudem as outras, superando divisões e preconceitos. Assim, o Reino de Deus acontece porque Deus, quando se faz presente em nosso coração, nos devolve a esperança, o gosto pela vida, e nos faz unidos e solidários a todos os irmãos, sem levar em conta suas fraquezas.

6. Oração Final e Encerramento

- Fazer  preces   espontâneas pedindo  a  Jesus   que   venha  libertar  as  pessoas  de  suas  fraquezas e sofrimentos. A resposta poderá ser: "Liberta-nos, Senhor!" 
                     
- O catequista poderá iniciar, rezando algo como:
  • Venha libertar, Senhor, as pessoas que estão sofrendo pelos vícios;
  • Venha libertar, Senhor, os doentes;
  • Venha libertar, Senhor, os que têm o coração cheio de rancor". Etc.
  • Cantar a música nº 5 do CD do Livro do Padre Orione, ou outra à escolha, pedindo a Jesus que tenha piedade de nós e renove nossa vida e a vida de todas as pessoas.
  • Motivar a turma para o próximo encontro.



Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista - Fé - Vida - Comunidade (Paulus)
  • Livro Conhecendo Jesus  (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)
  • Livro Jesus, nosso salvador (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo) 














   







5 comentários: