...

...
...

sábado, 2 de dezembro de 2017

Tempo do Advento - Início do Ano Litúrgico


Estamos acompanhando o Calendário Litúrgico... Preparei um "relógio litúrgico" (copiei do Blog Catequizando com Amor) e coloquei na parede da nossa salinha. Vimos que no domingo passado a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei, encerrando assim o Tempo Comum. Amanhã iniciaremos o Tempo do Advento. O tempo do Advento abrange quatro semanas antes do Natal.

A palavra Advento é de origem latina e quer dizer chegada. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. Com o Advento se inicia o ano litúrgico. É um tempo de preparação para viver feliz o nascimento de Jesus. Também é um tempo de conversão porque não podemos preparar a chegada de Jesus sem "arrumar" a nossa vida. Se quisermos acolhê-lo bem, devemos melhorar, mudar, ou seja, devemos converter o nosso coração. A cor do Advento é o roxo. Faz-se a Coroa do Advento onde são colocadas quatro velas. Acende-se uma vela em cada domingo. 



Significado da Coroa do Advento:

A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes; sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo, colocam-se as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. Cada vela colocada na Coroa simboliza uma dessas quatro semanas que faltam para o Natal. 

"No início, a Coroa está sem luz, sem brilho, sem vida: ela lembra a experiência da escuridão do pecado. À medida que vamos nos aproximando do Natal, a cada semana do Advento, uma nova vela vai sendo acesa, representando cada uma delas um aproximação mais iminente da chegada até nós daquele que a luz desse mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem dissipa toda escuridão, é quem traz aos nossos corações a reconciliação tão esperada entre nós e Deus e, por amor a Ele. a "paz na Terra entre os homens de boa vontade." (Prof. Felipe Aquino) 

"Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8,12)

Jesus é a luz que ilumina o mundo!!!  



"O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal, e nós podemos cair nessa; mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: o Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: Você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar, com sua família, à luz da nossa fé, a chegada de Jesus Cristo, nosso Salvador. A cada domingo, pode acender as velas, convidando seus familiares para rezar.

Oração:
"Senhor Jesus, celebrar o Teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Ao acender cada vela desta coroa do Advento, queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a salvação, que é o grande presente que queremos dar a todos os que amamos por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nossa família. Amém!"

Como você se prepara para celebrar essa grande festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo?" 

Padre Luizinho (Formação Canção Nova)


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO














































































Nenhum comentário:

Postar um comentário